terça-feira, 20 de novembro de 2012

105. Exclui propositalmente a imagem de Jesus Cristo a pedido de um leitor que me levou a reflexão. Este texto esta com 226.226 acessos.


Como é bom ser bom. Martins Fontes.
Na minha adolescência eu já era um rapaz irreverente, questionador e isso me levava a constante atritos com colegas, e principalmente professores e a direção dos colégios que estudei, Alexandre de Gusmão no Ipiranga-colégio estadual, e também colégios particulares de padres, Nossa Senhora da Gloria no Cambuci, e  o colégio São Bento, no centro de São Paulo.
Observem que venho de colégio estadual e também particular de formação religiosa.
No colégio Alexandre Gusmão,  em uma sala que funcionava como um tipo de castigo, existia uma frase escrita na parede: “Como é bom ser bom”. Martins Fontes Essa frase sempre esteve presente no meu cérebro  Hoje, aos 60 anos de idade, apos ter passado, analisado, refletido e vivido varias religiões ocidentais e orientais, tenho minhas duvidas se Deus existe e se a religião não é nocivo ao ser humano. Isso já foi discutido em alguns textos anteriores, obviamente, este é um tema complexo e que exige mais reflexões. Esta ai a humanidade questionando Deus, Religião, Inferno, Céu, Diabo, Bíblia  Pecado e etc. Apos algumas reflexões de boteco adquiri algumas certezas: que vou morrer, que estou envelhecendo e que amor ao próximo ,  ser bom ao próximo , respeitar o próximo  respeitar os direitos individuais do próximo, respeitar o direito de livre arbítrio do próximo  respeitar a liberdade do próximo é mais inteligente. Não é pelo aspecto religioso ou porque se vai para o céu ou para o inferno. É porque vivemos em coletividade, e dependendo da ótica  eu sou o próximo  É mais esperto, é mais malandro, é uma demonstração de inteligencia tentar viver em equilíbrio com o próximo   a companheira, os filhos, os patroes e seus funcionários  o padeiro, o policial etc. Porque quando dou amor recebo amor, quando dou porrada recebo porrada, quando dou agressão recebo agressão. Até os animais irracionais respondem de uma forma semelhante. Observem os animais que vivem mais próximos das pessoas, cavalos, bois e principalmente cachorros. Sou um apaixonado pelas lutas márcias  quem conhece minha historia sabe dos eventos que fiz de artes de combate, lutas de -jujitsu, boxe, muay thai e outras modalidades. Alem das regras normais conforme a modalidade, eu impus uma norma: “chega de briga, vamos a luta”. Fiz boxe durante uns 8 anos na Companhia Atlética com Miguel de Oliveira e com a Duda, e percebi que durante uma luta, o ódio  a raiva instintiva dentro do nosso ser cresce, mas o grande barato é administrar essa agressividade através da razão.
Observei durante minha existência que a meta dos vegetais e animais, desde os unicelulares ate seres mais complexos como nós é a evolução (vejam a evolução da especie segundo Darwin).
Eu, de uma forma pretensiosa concluo que evolução é quando pela razão administramos a nossa genética ao ponto de desenvolvermos o que recebemos de positivo dos nossos pais, e tentamos eliminar o negativo. Também considero que evolução é quando pela razão você administra as suas emoções, mas veja bem, não é negar, é administrar o ódio, o amor, a raiva e outras emoções.
O Vanderlei Silva, um dos grandes lutadores de MMA dizia que quando começava a perder a razão perdia a luta.
No inicio desse texto disse a vocês que eliminei a imagem de Jesus Cristo mostrando o dedo do meio insinuando um foda-se as pessoas.
Não vou aqui discutir se Jesus Cristo era filho de Deus, se a Virgem Maria era virgem, se a Bíblia esta certa ou errada, mas uma certeza eu tenho, esse cara, o JC, era um gênio. Diria que esta na mesma proporção que Steve Jobs ou Bill Gates estão para internet, e Einstein esta para física ou a química  Jesus Cristo sabia o que falava quando falava de amor, respeito ao próximo  quando pregava que seres humanos devam viver em harmonia e amor.
Jesus Cristo era um gênio na inter-elação entre as pessoas. Se um amar ao outro, respeitar as divergências de opinião, e considerar que a minha liberdade vai ate onde começa a liberdade do meu próximo  a humanidade seguindo os ensinamentos deste homem estaria muito mais evoluída e em paz ou com menos guerras.
Como psicologo observo grandes evoluções humanidade na física,  na química na biologia, na mecânica  na informatica, mas infelizmente, o mais importante  são as inter-relações entre as pessoas independente de céu ou inferno, o que importa é vivermos ou tentar viver em harmonia, mas infelizmente a humanidade estacionou, assim como na preservação do ambiente em que  vive. Considero que o mais importante é a minha inter-relação com  meu próximo em cima desse espaço que  habitamos, o universo, o resto são detalhes.
 O leitor deste blog que pediu para que eu retirasse a imagem de Jesus Cristo dando um foda-se para quem o visse com o  dedo em riste,  está coberto de razão, pois este foda-se não faz parte da sublime filosofia de Jesus que é o amor ao próximo  e ele já pregava: “Ama teu próximo como ama a ti mesmo.”. Isto sim é inteligencia, isto sim é evolução, isto sim é ser esperto e malandro.
Obs: Leitores deste Blog, eu os-amo. Como tentei explicar  é  muito mais saudável o amor que o ódio.
Esse tema pode parecer meio fora de moda, já muito batido, mas continuo insistindo,  o amor sempre estará na moda.
Finalizo esse texto com uma frase de um dos grandes gênios da literatura universal: " guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. O óbito será sempre seu".(William Shakespeare).

Oscar Maroni

13 comentários:

Carlos Cascatinha disse...

Não se preocupe, Maroni, qualquer coisa que diga, cairão de pau em cima de você... Sua capacidade de gerar polêmica o deixa sempre em evidência em todas as mídias. E isso deve ser muito bom para a imagem que se constrói em torno de sua atividade empresarial. Um dono de boate que não dá o que falar não tem graça nenhuma. Ponha pra fuder!

Anônimo disse...

Jesus Cristo foi um cara inteligente? Eu acho que não...
Se ele realmente fosse esperto, teria percebido que seu sacrificio pela humanidade foi em vão, porque nunca deixaremos de cometer pecados!
Um cara esperto no lugar dele teria mesmo esticado o dedo do meio e dito: "Não vou morrer na cruz por uma humanidade hipócrita igual esta! Vão tudo pro inferno!!"

Anônimo disse...


“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” Gênesis 1:1, 2;

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio d'Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava n'Ele e a vida era a luz dos homens.” João 1:1-4

Do verbo também faz uso o pactário do pé fendido para, diante daqueles, cujas feições imita, recuar de sua inaudita vilania ao expor o Cristo, nosso Senhor, em gesto vexatório e indigno, não fosse este último produto de mente perversa e doentia.
A semente de bondade e luz e amor, semeada por Deus no início dos tempos, prevalece sobre todas as insídias, sobre todas as traições que tantos de seus filhos praticam como sinal de autonomia e desvairado amor-próprio, pueril e egoísta. Bem por isso, a bondade divina, infinita em sua dimensão, e inconsútil, sem rompimentos, rasgos e costuras -- como o manto sagrado que cobriu o corpo inerte de seu Filho -- essa bondade estende-se, bendita e santa, a esse seu outro filho (ainda que ao próprio Pai o filho lhe negue a existência ou a coloque em dúvida), recompensando-o com o aprendizado em dias e noites excruciantes, de armadilhas pungentes, de humilhações injustas e pretensiosas vociferações.
Ah, pobre aprendiz , ah, ignoto servo de Deus, tanto mais afasta-te de teu Pai, tanto mais Ele te contempla em sua escritura certa por linhas tortas. Ele te fará reconhecer, de corpo e alma, que, como o carvão, ainda poderás entregar, ao mundo, rico diamante. O brilho de tua joia, contudo, não se confundirá com as coisas chãs e vãs, como fora, durante anos, o caminho de tua jornada. Pois que o esplendor de teu brilho será antes o reflexo da luz de teu Pai, ciosa em te apontar a trilha e generosa e bela e infinda em te acolher sob seu calor.

Adamastor Pastorinho, PhD

Anônimo disse...

Maroni

O padre aí de cima tem razão. Você colhe hoje o que plantou, mas esse plantio é uma lição para o teu bem.

Anônimo disse...

Boa Tarde Maroni, acho que fez muito bem em retirar aquela foto de Jesus, não por aguadar seus leitores, mas porque aquela foto não corresponde aos sabios ensinamentos de Cristo. Nisso voce acertou!
Ja li um livro que se chama "Jesus, o maior psiciologo de todos os tempos", e realmente ele era o cara, como naquela época tinha tanta estabilidade emocional e soube transmitir amor a tanta gente?!


Enfim, so escrevo isso porque te conheço e sei que por tras dessa marra tem um ser muito amoroso e especial.

Amo

Anônimo disse...

..."Ah, pobre aprendiz , ah, ignoto servo de Deus, tanto mais afasta-te de teu Pai, tanto mais Ele te contempla em sua escritura certa por linhas tortas. Ele te fará reconhecer, de corpo e alma, que, como o carvão, ainda poderás entregar, ao mundo, rico diamante. O brilho de tua joia, contudo, não se confundirá com as coisas chãs e vãs, como fora, durante anos, o caminho de tua jornada. Pois que o esplendor de teu brilho será antes o reflexo da luz de teu Pai, ciosa em te apontar a trilha e generosa e bela e infinda em te acolher sob seu calor".

Esse Adamastor Pastorinho... vai escrever bem assim no infer...digo, no céu!

Anônimo disse...

quando é que o bahamas volta a funcionar?

Anônimo disse...

É foda, seu Maroni, enquanto o seu puteiro continua fechado, a prefeitura deixa correr solto um puteiro como este, disfarçado de clínica: http://www.onna.com.br/ . Na maior cara dura, o dono do puteiro anuncia as "novidades", as putas estreiantes no lugar.
É muita hipocrisia, seu Maroni!

Senhorio Urbano disse...

Falam mal das garotas de programas; eu aluguei um dos quartos no apartamento em que moro para uma garota que trabalha no Connection e estou muito contente, pois a menina é bem educada e paga sempre em dia, afinal dinheiro é o que não lhe falta. Agora só vou alugar para as profissionais do sexo, porque além da grana do aluguel, eu posso, vez ou outra, comer algumas delas e ficar com a satisfação de dever cumprido... Como é bom olhar uma inquilinazinha e pensar: 'essa eu já comi'.

Anônimo disse...

Senhorio Urbano,

se a garota não pagar o aluguel, despeja ela no meu quarto.

Senhorio Urbano disse...

Caro amigo, despejá-la-ia, sim; ocorre, porém, que minha inquilina nunca será despejada, acho eu, pois ela tem uma situação financeira privilegiadíssima, afinal tem dois fundos que rendem, uma poupança polpuda e, como se não bastasse, tem até um 'infiador' de setenta anos na praça para garantir suas (dela) despesas... Elas sempre ‘se viram’ muito bem. Principalmente de bruços.

Anônimo disse...

GPs têm dinheiro a dar com pau...

Guizzo Consultor Imobiliário CRECI 80960F disse...

Uma foto do maior líder espiritual de todos os tempos com postura irreverente (dedo em riste) somente poderia provocar polêmicas a este nível porque a maioria da nossa gente, atualmente, elege líderes com condutas que nada somam a nossa humilde inteligência...alguns colocam a bíblia sob as axilas e pensam ter recebido o perdão, muitos, também, pensam ter recebido a luz divina do perdão por criticar sem conhecimento adequado religiões, principalmente a única religião 100% brasileira.... portanto e para tantos faz parte do aprendizado.... aquele que pensa ter a pureza total do perdão que atire a primeira pedra.... porém, cuidado para não atingir Jesus.... e se ficarem com raiva não chutem a imagem de Nossa Senhora Aparecida..... Pena e dó!!!!

Postar um comentário